+351 251 700 010
ÁREA RESERVADA

FAQ's - Perguntas mais Frequentes

Aqui poderá encontrar algumas respostas às perguntas potencialmente mais frequentes sobre a adesão à iniciativa 100% Alto Minho.


É a marca lançada e registada pelo CEVAL – Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho e suas Associadas, no âmbito do projecto “Alto Minho Km Zero”, para identificar e promover os recursos endógenos da região do Alto Minho.
A região do Alto Minho, é uma região a Norte de Portugal constituída por dez concelhos: Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.
A marca só pode ser usada pelos aderentes ao 100% Alto Minho.

Neste momento pode enviar a sua manifestação de interesse para o CEVAL ou qualquer uma das Associações que o constituem. São elas:

  • ACIAB - Associação Comercial e Industrial dos Arcos de Valdevez e Ponte da Barca;
  • ACICMM - Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço;
  • ACIVAC - Associação Comercial e Industrial dos Vales do Âncora e Coura;
  • AEPL - Associação Empresarial de Ponte de Lima;
  • AEVC - Associação Empresarial de Viana do Castelo.
  • AEV - Associação Empresarial de Valença

Encontra o documento Manifestação de Interesse no site do CEVAL ou de qualquer um dos seus parceiros.

Não. Para pertencer à rede de aderentes, e portanto para poder utilizar a marca 100% Alto Minho, as empresas e outras entidades de cariz público e privado terão que reunir um conjunto de condições, conforme regulamento de apoio ao processo de adesão à marca.
Sim. Desde que contribua para a dinamização da economia da região conforme solicitado pelos critérios de adesão à rede.
Sim. Mesmas condições que anterior. Uma empresa que não produz pode contribuir para a região desde que contribua para o aumento do emprego na região ou ofereça serviços com base nos recursos do Alto Minho, como é o caso dos seus recursos naturais, por exemplo.

  • Ter sede localizada no Alto Minho;
  • Ter marca (s) própria (s) registada (s) em Portugal (condição preferencial);
  • A actividade contribuir de forma comprovada para a dinamização da economia local através de:
    • Criação de emprego na região;
    • Consumos intermédios com origem na região (faz sentido Rácio [(VAB + IRCI) / Valor da Produção] não inferior a cerca de 50% (*));
    • Imagem da entidade, individual ou colectiva, traz notoriedade ao Alto Minho.
  • Situação regularizada perante o Estado e a Segurança Social;
  • No caso das empresas, ser associado ou manifestar intenção de ser associado de uma das seis associações empresariais que integram o CEVAL;
  • Serão estudadas condições particulares para clubes, cooperativas e outras entidades;
  • Sempre que aplicável, cumprir ou manifestar a intenção de vir a cumprir a legislação em vigor, relacionada com formação profissional, licenciamento industrial, ambiente, segurança e saúde no trabalho e legislação laboral em geral.

(*) VAB - Valor Acrescentado Bruto

INCI - Incorporação Regional (Alto Minho) de Consumos Intermédios

Não. Até ao final do projecto Alto Minho Km Zero, prevista para Outubro de 2013, os aderentes não terão qualquer custo com o processo de adesão. Após essa data serão analisadas novas formas de dar continuidade e sustentabilidade ao projecto, que podem passar por candidatura a novo financiamento.
No prazo máximo de 15 dias a Comissão Técnica emitirá um parecer, sendo que, em caso afirmativo, será celebrado um contrato de adesão e enviado um dossier com informações relevantes, como seja o Manual de Identidade Gráfica da marca.
Este é de facto um desafio de todos nós, que embora com linhas gerais de actuação já definidas, está agora a ser semeado, sendo importante para o seu crescimento beber opiniões, comentários e sugestões de todos os interessados. Esteja presente nos seminários locais do 100% Alto Minho, envie-nos um mail para geral@ceval.pt ou para o endereço electrónico das Associadas, siga-nos nas redes sociais ou faça-nos uma visita. Será um prazer ouvi-lo e trocar impressões consigo!